Moradores de Olinda denunciam atraso no cadastro e pagamento do ‘auxílio-enchente’

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Moradores de Olinda denunciam atraso no cadastro e pagamento do ‘auxílio-enchente’


Governo estadual autorizou pagamento de R$2,5 mil a famílias afetadas, mas prefeitura de Olinda não efetuou o cadastro e nem repasse

Por

Cristiane Ribeiro


Publicado em 26/06/2026 às 10:32
| Atualizado em 26/06/2026 às 12:41


Clique aqui e escute a matéria

O “auxílio enchente” de R$ 2,5 mil, autorizado pelo Governo de Pernambuco, ainda não foi repassado pela Prefeitura de Olinda aos moradores que sofreram danos físicos e materiais em decorrência das fortes chuvas do dia 1° de maio.

Prefeitura não cumpriu prazo

Moradores do complexo Beira-Mangue, na 1° etapa de Rio Doce, em Olinda, denunciam que sequer foram cadastrados para receber o “auxílio enchente” de R$ 2,5 mil.

O mesmo acontece nas comunidades da 2° e 3° etapa, embora parte dos moradores da 5° tenham sido inscritos, de acordo com Juliana Lima, líder comunitária na divisa Olinda-Paulista.

Em 12 de junho, a comunidade se reuniu e fechou a Avenida Brasil nas proximidades da UPA 24h em protesto. Com queima de pneus e cartazes, reclamaram que nenhum apoio havia sido dado pelo poder público aos afetados.

‘;
window.pushAds.push({ id: “banner-300×350-area” });
}

‘;
window.pushAds.push({ id: “banner-300×250-4” });
}

Na ocasião, a reportagem do Jornal do Commercio procurou a Prefeitura de Olinda, que informou que o cadastro dos moradores seria feito até o fim da semana seguinte, findada na sexta-feira (19), prazo que não foi cumprido.

Em nova solicitação na manhã desta sexta-feira (26), a gestão municipal deu um segundo prazo estimado: até a segunda semana de julho. Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esclarece que segue realizando o cadastramento das famílias de Rio Doce atingidas pelas fortes chuvas do mês de maio para o recebimento do Auxílio Pernambuco, benefício concedido pelo Governo do Estado.
A Secretaria permanece empenhada em concluir o processo o mais breve possível, e a expectativa é de que o cadastramento seja finalizado até a segunda semana de julho.
Após a conclusão dessa etapa e a validação das informações encaminhadas pelo município, o pagamento do benefício seguirá o cronograma estabelecido pelo Governo do Estado, conforme previsto no Decreto nº 60.736/2026.

Auxílio enchente

Em 12 de maio de 2026, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou a lei 4.072/2026, que cria o Auxílio Pernambuco, popularmente chamado de “auxílio enchente”.

A medida destina R$2,5 mil, pagos em parcela única, a famílias de 27 cidades do estado que foram afetadas pelas chuvas. O repasse dos valores é de responsabilidade das prefeituras, que devem cadastrar e emitir documento que ateste que o dano sofrido.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), todos os municípios foram contemplados, com exceção da ilha de Fernando de Noronha.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp

#im #ll #ss #jornaldocommercio” />






Source link

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca uma notícia importante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *