O documentário “Universo Circular – Jocy de Oliveira” venceu a mostra competitiva da 18ª edição do festival In-Edit Brasil, dedicado ao documentário musical. O evento segue com programação presencial em São Paulo neste sábado e domingo, e com filmes disponíveis online.
“Universo Circular”, dirigido Dácio Pinheiro, destaca a carreira da artista multimídia considerada a pioneira da música eletrônica no país. Oliveira, que completou 90 anos em abril deste ano, mantém uma carreira ativa desde os anos 1950 e tem um currículo extenso. Começou como pianista-intérprete, executando peças de compositores icônicos do século 20 como o russo Igor Stravinsky e o francês Olivier Messiaen, de quem gravou toda a obra para piano.
O filme terá uma última sessão no festival neste domingo, às 20h, na Cinemateca Brasileira. Com a vitória, o filme de Dácio Pinheiro também será exibido neste ano no In-Edit Barcelona.
Além disso, o filme “Vivo 76”, de Lírio Ferreira, recebeu uma menção honrosa do festival por seu documentário centrado no período de gravação do aclamado álbum “Vivo!”, de Alceu Valença. Já o destaque especial ficou para “Entre o Sucesso e a Lama”, de Cristiano Burlan, sobre um projeto musical no Teatro de Contêiner feito com a mentoria de nomes como Gaspar, do Z’África Brasil, e Edi Rock, dos Racionais MCs.
O júri desta edição foi formado por Alexandre Matias, jornalista musical, curador e criador do site Trabalho Sujo, pelo cineasta Joel Zito Araújo e por Nora Goulart, produtora executiva e sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre.












