O diretor David Lynch, morto aos 78 anos, trabalhou com diversos atores. Entre os sonhos e fantasias de suas obras, muitos ficaram eternizados na filmografia do cineasta e associados a alguns dos personagens mais marcantes de sua carreira.
Confira a lista com sete atores que marcaram a trajetória de Lynch no cinema.
Kyle MacLachlan
O diretor e o ator americano eram muito amigos e fizeram vários trabalhos juntos, entre eles “Duna“, de 1984, o primeiro filme do ator, e “Veludo Azul“, em 1986.
Mas o agente Cooper de “Twin Peaks” foi seu papel mais marcante sob a tutela de David Lynch. De 1990 a 1991, encarnou o agente do FBI na série televisiva e depois no longa, em 1992, que seguia os momentos finais da vida de Laura Palmer.
Laura Dern
A estrela de “Império dos Sonhos“, último filme de Lynch, dividiu com ele o prêmio especial de colaboração no Independent Film Award de 2007. O Oscar dos filmes independentes, que costuma acontecer na tarde anterior à entrega dos prêmios da Academia, já tinha dado a Dern o prêmio de melhor atriz em 1986 pelo papel principal de “Veludo Azul”. Ela também protagonizou, ao lado de Nicolas Cage, “Coração Selvagem“, de 1990.
Jack Nance
Um dos atores preferidos do cineasta, fez seis filmes e a série “Twin Peaks”. Participou dos elencos de “Duna“, “Veludo Azul”, “Coração Selvagem” e “A Estrada Perdida“, o último filme de sua carreira. O ator foi assassinado em Los Angeles em 1996, antes que o longa estreasse.
Harry Dean Stanton
Aos 82 anos, com mais de cem longas-metragens na carreira, ele já trabalhou com quase todo mundo em Hollywood. Com Lynch, fez quatro filmes: “Coração Selvagem”, “Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer”, “Uma História Real” e “Império dos Sonhos”.
Isabela Rossellini
O namoro de David Lynch com Isabela Rossellini começou quando trabalharam juntos pela primeira vez, em “Veludo Azul”, de 1986, e durou até o diretor vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1990, pelo segundo longa que fizeram juntos, “Coração Selvagem”.
O namoro era segredo, e no livro de memórias da atriz, “Some of Me“, ela conta que o único beijo que deu no diretor em público foi no palco de Cannes. Ela imaginou que o relacionamento seria assumido, mas em vez disso o diretor rompeu com ela e assumiu o namoro mais secreto ainda com sua assistente de direção, Mary Sweeney, que estava grávida.
Sherilyn Fenn
No primeiro filme com o diretor, “Coração Selvagem”, sua personagem não tinha nem nome. Era apenas a “garota do acidente”. Mas chamou a atenção do cineasta, que deu a ela o papel da sedutora Audrey de “Twin Peaks”.
Naomi Watts
A atriz britânica criada na Austrália já tinha 25 filmes na carreira quando fez “Cidade dos Sonhos”, em 2001. Esse o filme a transformou em estrela. Por isso, ela já repetiu em entrevistas que faria qualquer coisa que David Lynch pedisse.
Pois, no ano seguinte, ele pediu que ela participasse da série “Rabbits“, em que pessoas vestidas de coelho apareciam em cenas do dia-a-dia. Depois, em “Império dos Sonhos”, Lynch voltou a usar os coelhos e pediu que Naomi voltasse ao “personagem”. Seu rosto não aparece no filme; ela é um dos personagens coelhos.